Para começar a dialogar com você quero lhe contar um segredo. Você sabia que os Homens da Ciência, aqueles que ficam nos observando em casa e, também às vezes, nos levam para aqueles lugares que chamam de Laboratório, para tentarem entender como somos e o que fazemos, descobriram que o nosso cérebro é biologicamente similar ao de um humano?
Sim. É verdade. Descobriram que nós temos uma região no cérebro, responsável pelas emoções, muito parecida com a deles! Na verdade, existem estudos que atestam que o nosso genoma é 73% similar ao genoma humano. Bacana, né? Não querendo ser Filósofo, mas já sendo rsrsrsrsrs me veio uma pergunta na cabeça: será que isto poderia significar que todos temos uma origem comum?
Mas deixando as boas perguntas para lá (são coisas de gato quando filosofa...) e, retomando a ideia da semelhança entre nossos cérebros, só não entendi muito bem uma coisa: se somos parecidos emocionalmente, por quê dizem que somos pouco afetivos? Vai entender coisas de humanos...
Você sabia que muito de nossos Tutores humanos acreditam que nós lemos os seus pensamentos? É verdade! Somos capazes de sentir seus diferentes estados emocionais. Talvez por conta do que os Homens da Ciência descobriram sobre a nossa similaridade em algumas questões! E tem mais. Também foi atribuído um termo muito curioso para a nossa capacidade de perambular pelas ruas e conseguirmos realizar o grande feito de voltarmos para casa: “psi-viagem”. Sim. Somos Psi como todos os Seres. Só é uma questão de tempo para os Homens da Ciência descobrirem que todos os Seres Planetários compartilham a mesma rede Wi-Fi Psi...
Somos muito inteligentes segundo os Homens da Ciência. Eles disseram que conseguimos voltar para casa porque sabemos usar o ângulo da luz do sol para encontrar o caminho de volta e que existem, também, células magnéticas em nosso cérebro que atuam como uma bússola. Eu, para dizer bem a verdade, não entendo nada disto. Só sei que quando quero voltar para casa eu volto e tá tudo certo. Outra coisa curiosa que os Homens da Ciência disseram é que nós temos também um tal de reflexo de endireitamento. Nome esquisito, né? Eles disseram que nossos olhos, nossos órgãos e nosso ouvido interno nos dizem aonde estamos no espaço e que é por isso que conseguimos aterrar em pé. Eu não sei nada disso, só sei que quando caio, caio em pé. Dizem que há relatos de irmãos nossos que cairam de 20 metros de altura e sobreviveram. Tudo bem que temos este tal de reflexo de endireitamento mas, por favor, não queiram confirmá-lo. Se eu for morar muito alto coloque as redes nas janelas. Não sou pássaro, não sei voar. Mas gosto muito deles...
Creiam, por favor, e de forma definitiva, que não somos super animais imunes aos perigos da vida cotidiana. Não é verdade que temos sete vidas. Quem nos déra fosse assim. Devido as nossas habilidades natas, muitas lendas foram criadas a nosso respeito... Apesar de sermos entendidos como andarilhos corremos muitos riscos na rua. Na verdade, o que amamos é um lar seguro e amoroso, sobretudo quando vamos envelhecendo e nossa visão e reflexos diminuem de montão. Eram os nossos ancestrais que perambulavam. Não tinham outra opção para sobreviver.
Mas, também, não precisam nos ver como seres comuns rsrsrsrsrsrsrs, pois, embora não sejamos super animais, temos algumas habilidades bem interessantes. Fazemos cerca de 100 sons diferentes, um para cada coisa que queremos comunicar. Sim temos uma linguagem! É vocês que a desconhece. Podemos correr até 48 km/hora. Nossas orelhas podem girar até 180 graus para que possamos escutar melhor e isto é uma grande vantagem em termos de sobrevivência. Conseguimos perceber perigos muito rapidamente.Temos 230 ossos no corpo, sendo que 53 nas costas, são a nossas vértebras, daí a nossa flexibilidade. Nossos corações batem duas vezes mais rápido do que o coração humano. Podemos viver até 20 anos (e isto é quase uma eternidade se comparado com os anos de vida de um humano).
Podemos saltar até cinco vezes a nossa altura. Podemos dar à luz, em média, até a nove filhotes por vez. Temos uma gestação de nove semanas. Ah! Outra coisa que quase já ia me esquecendo: Nos mantenha longe das cebolas, alhos, tomates verdes, batata crua, chocolate, uva passas, leite, paracetamol, aspirinas e plantas da casa. Algumas destas coisas podem me fazer muito mal ou até mesmo me matar e sei que não é isto que deseja para mim.
Só reforçando, fiquem atentos, não temos clavículas e por isto passamos por qualquer buraquinho por onde passam as nossas cabeças. Fechem os buraquinhos. Coloquem redes nas janelas. Não somos os nossos ancestrais. Preferimos viver muito mais anos em sua companhia do que morrer precocemente em passeios diurnos e noturnos pelas ruas. Está me parecendo que quem gosta muito de estar fora de casa, perambulando, são os humanos.
Importante que saibam que a nossa temperatura normal é entre 38 e 39 graus. Abaixo disto ou acima significa que não estamos bem. Verdade que é bem desconfortável a forma de aferir a nossa temperatura, mas tudo bem se é para o nosso bem. Vai ser importante vocês saberem diferir de quando estamos prostrados por estarmos doentinhos de quando estamos dormindo por muito tempo. É que temos o hábito de dormir por muitas horas e isto pode confundi-los.
Temos, também, alguns gostos. Adoramos água corrente. Nos sentimos felizes em ambientes quentinhos e fofinhos; não gostamos muito do frio. Sua cama é nosso lugar preferido rsrsrsrsrsrs Ah! Podem ficar tranquilos, somos limpinhos. Nos limpamos por cerca de oito horas por dia e sempre estamos cheirosinhos. E, por falar em cheirosinho, poooor faaaavooor, se me levarem para banho que seja com shampoo neutro e sem aquele montão de perfume na saída do Pet. Isto agride profundamente o meu faro, pode me dar alergias e também, por mais incrível que pareça pode me deixar fididinho por conta da mistura de cheiros!
Ai, ai. Sem querer ser saudosista, que inveja boa de meus ancestrais que viveram no Egito. Eles nos amam há cerca de 3.600 anos. Extraordinário tanto amor por tanto tempo! Lá, quando um de nós ia para o céu dos gatos, a família triste, muito triste por nossa partida raspavam as sombrancelas e decretavam vários dias de luto. Não que nós queiramos que vocês façam isto em dias atuais rsrsrsrs mas que queremos o amor e os cuidados isto queremos.
Os Egípcios nos chamavam de Miw que, traduzindo significa “ver”. Talvez por conta de nosso olhar penetrante. Dizem que quando olhamos fixamente para alguém dá a sensação de que perscrutamos as profundezas de sua Alma... Acreditavam que podíamos ver tudo, que sabíamos perceber o além de uma forma singular... Disto nada falarei, mas que conseguimos prever um tremor de terra cerca de 10, 15 minutos antes de um humano, isto conseguimos! Somos muito sensíveis à vibrações.
Somos tão interessantes que dizem que tem um Homem da Ciência muito respeitável e de coração sensível que disse: “O tempo gasto com gatos, nunca é tempo perdido” (Sigmund Freud). Ele conhecia a Alma de um gato!
Bom. O rumo da prosa tá muito bom mas está na hora de dizer até logo. Quem sabe um dia destes a gente troca mais um dedinho de prosa.
Uma Parceria: CDVET (cdvet.com.br) e Prometheus (prometheus.org.br)
Apoio: Gam Comunicação (gamcomunicacao.com.br) - Agência de Comunicação