Pets podem reduzir as chances de crianças desenvolverem alergias

Entenda melhor neste artigo.

por CDVET

As alergias alimentares, como de ovo, leite e nozes, são muito comuns em todo o mundo. A boa notícia é que, recentemente, pesquisadores japoneses chegaram à conclusão de que ter pets dentro de casa pode ser uma forma de amenizar o desenvolvimento dessas condições de saúde.

Mais especificamente, os pets que podem promover esse benefício para as crianças pequenas são os cães e os gatos, já que o estudo constatou que outros animais, como hamsters, não proporcionaram diferenças significativas na evolução de alergias.

Entenda acompanhando este conteúdo.

Cães e gatos contribuem para uma redução na alergia de crianças

O estudo acompanhou 66 mil crianças de até três anos, divididas em grupos com pet em casa, e outro grupo sem pet. Também foram avaliadas, de modo comparativo, crianças que têm pet dentro de casa e outras que só convivem com o animal de estimação no quintal e nas áreas externas.

Os resultados foram interessantes, e podem nos dar pistas de como os animais podem trazer 

benefícios para as crianças. Veja só os resultados:

  • As crianças que tinham contato diário com os animais, dentro de casa, eram significativamente menos vulneráveis ao desenvolvimento de alergias alimentares;
  • Crianças que não têm cachorro apresentaram maiores índices de desenvolvimento de alergias, especialmente ao leite e ao ovo;
  • Crianças que têm pet em casa, mas que estes não convivem dentro do lar, ou seja, que a interação ocorre apenas na parte externa, como no quintal, não apresentaram diferenças significativas daquelas que não tem animais em casa;
  • O estudo também constatou que cães e gatos promovem uma redução considerável na propensão para desenvolver alergias, enquanto outros pets, como os hamsters, não;
  • No caso do contato com cães, as alergias mais combatidas foram as de ovo, leite e nozes. Já no caso das crianças que vivem na companhia de gatos, as alergias que foram consideravelmente reduzidas eram de ovo, trigo e soja.

Mas os benefícios não param por aqui. O estudo também concluiu que a exposição aos animais de estimação na infância também reduz as taxas de outras alergias, como asma, febre do feno (parecida com uma rinite alérgica) e eczema.

Cuidados especiais são necessários

Embora os pets dentro de casa possam, realmente, trazer benefícios para as crianças, como a redução dos índices de alergias, ainda assim é necessário ficar atento aos cuidados essenciais, como a vacinação e a vermifugação dos pets.

A higiene também deve ser mantida, para proteger não só as crianças, como também os próprios animais de estimação.

Desse modo, essa convivência poderá proporcionar muitos benefícios para todos os envolvidos.

pincelada de aquarela na cor vinho