O Golden Retriever é uma raça canina muito conhecida por seu temperamento mais amigável e afável, além de se destacar por sua inteligência e lealdade.
Porém, como ocorre em todas as raças, existem as principais doenças do Golden Retriever, que estão associadas às características dessa raça.
Neste artigo, vamos te mostrar quais são essas doenças. Acompanhe.
Quais as principais doenças do Golden Retriever?
As principais doenças do Golden Retriever estão associadas à sua anatomia e também a questões de pele e coração. Veja mais detalhes:
Displasia coxofemoral
A displasia coxofemoral é uma enfermidade comum em cães de grande porte, e pode afetar as articulações do quadril, levando a quadros de dor e dificuldade para se mover.
O cachorro pode apresentar sintomas como dificuldade para se levantar, andar ou fazer determinados movimentos, bem como apresentar sinais de que está com dor e desconforto.
Osteoartrite / Osteoartrose
Trata-se de uma condição inflamatória e/ou degenerativa que afeta as articulações do cachorro, crônica e progressiva, levando ao desgaste dessa articulação.
Os sintomas podem ser dor, mobilidade reduzida, rigidez, inchaço, entre outros.
Câncer
Infelizmente, o câncer também é outro quadro clínico muito comum nos Goldens. Há diferentes cânceres que costumam afetar essa raça, como o linfoma, carcinoma de células escamosas e osteossarcoma.
Dependendo do tipo de câncer, os sintomas podem variar, mas muitas vezes é notável a falta de apetite, letargia, perda de peso e inchaços anormais.
Muitas vezes, o tratamento é feito por meio da quimio ou radioterapia, bem como através de cirurgias específicas.
Dermatite atópica
A dermatite atópica nada mais é do que uma reação exagerada do sistema imunológico do indivíduo a alérgenos ambientais, como poeira, pólen ou ácaros. Os sintomas costumam ser coceira intensa, inflamação da pele, vermelhidão e descamação.
Para tratar essa condição, pode ser necessário administrar medicamentos antialérgicos e até mesmo banhos medicamentosos.
Doenças cardíacas
Os cães da raça Golden Retriever também são mais propensos a desenvolver doenças cardíacas, como cardiomiopatia dilatada e doença valvar degenerativa.
Nesses casos, o pet pode apresentar intolerância aos exercícios, cansaço fácil, tosse persistente, dificuldade respiratória e até desmaio.
Dependendo da doença, pode ser necessário administrar medicamentos e mudar o estilo de vida.
Essas são algumas das principais doenças do Golden Retriever. Trabalhar com a prevenção e com o acompanhamento da saúde desses animais é peça-chave para aumentar o bem-estar e qualidade de vida.