Lamber as patinhas pode parecer inofensivo, mas é preciso ficar atento caso o cãozinho esteja fazendo isso com muita frequência, pois pode virar motivo de preocupação.
Existem diversas razões para o cachorro lamber as patas, por isso é muito importante identificar esse comportamento para entender melhor o problema.
Por um curto período de tempo esse comportamento é considerado normal, o problema surge quando o animal passa a lamber com muita frequência, o que pode indicar problemas de saúde ou de comportamento.
Possíveis motivos para este comportamento:
Alergia
Uma das principais causas é a alergia, que precisa ser identificada por um especialista.
Dores
A lambida em excesso pode ser a forma que o cachorro encontrou para aliviar alguma dor que está sentindo. Avalie o local e, se necessário, não deixe de solicitar exames de sangue e radiografia.
Ansiedade
O que nem todos sabem é que pode ser um sinal de ansiedade e que esse comportamento pode ser um alerta para a saúde do animalzinho. Sendo assim, é necessário acompanhar o caso pelo menos a médio prazo. Avaliações pontuais podem não diagnosticar de forma precisa.
Tédio
Assim como os seres humanos, os animais também ficam entediados e precisam de atividades para gastar energia e esse pode ser um comportamento resultante. Avalie se é algo pontual ou recorrente.
Fique atento e acompanhe o caso
Se o comportamento se prolongar por muito tempo pode acarretar na proliferação de fungos ou no desenvolvimento de alguma lesão. Por isso, não se esqueça de pedir exames de sangue e de urina para obter melhores diagnósticos.
Fonte: Terra