Nessa época em que as chuvas fortes são frequentes, os pets podem ficar mais assustados com os raios e trovões. O efeito é semelhante ao dos fogos de artifício, onde há um clarão e um ruído alto.
É importante lembrar que o medo é uma reação natural e de proteção para situações em que o animal entende como perigo. Mas para alguns cães, por exemplo, o barulho intenso pode afetar o conduto auditivo, neles essa região é muito mais sensível que em nós seres humanos.
O que posso fazer para acalmar meu pet?
Nessas situações é importante acalmar ou distrair o animal. Isso ajudará o pet a se sentir mais seguro em relação aos barulhos altos.
1. Deixe o pet em um lugar seguro
Escolha um local fechado e com cortinas, que ajude a diminuir a intensidade dos sons e do clarão. Mas é importante assegurar que o local deve ser a prova de fuga, pois devido ao medo muitos animais fogem.
2. Ligue uma música ambiente
Ligue o som e deixe alguma música tocando, isso irá mascarar o som dos trovões. Outra forma de abafar os ruídos é utilizar o ventilador.
3. Proponha uma atividade ao pet
Para relaxar e distrair o animal, uma boa forma são as brincadeiras, ofereça seus brinquedos e petiscos favoritos.
4. Use florais
Existem florais que podem auxiliar nestes momentos. Eles possuem algumas essências recomendadas para situações de estresse intenso.
Fique atento
Alguns animais com comportamentos mais severos podem necessitar o uso de medicamentos ou outras técnicas terapêuticas, nesses casos é importante consultar o médico veterinário para entender melhor o quadro do seu animal e orientar na melhor abordagem.